Estudo de Viabilidade Econômica - Projetos bons ou ruins?
Postado por: José Luiz CastilhoNotícia / Viabilidade Econômica

Estudo de Viabilidade Econômica - Projetos bons ou ruins?

Análise de viabilidade econômica e financeira.

Frequentemente, vejo oportunidades magníficas nas empresas que visito, sejam voltadas à redução de custos, ou à maximização de ganhos, através do aumento de vendas. Em grande parte dos casos, alguns investimentos são exigidos para que essas oportunidades sejam de fato capturadas.


Essas empresas enfrentam problemas de caixa, lutam com dificuldade diante da crise que vem assolando o país. Assim, definitivamente, não há sobra de dinheiro para investir. Pelo contrário, há sobra de incertezas...


Nestes casos, o que costumo dizer aos meus clientes é que não existe projeto proibido – existem projetos bons e projetos ruins, e o segredo é descobri-los, afastando-se os inviáveis.


Um exemplo disto ocorreu em um de meus clientes. Em reunião, fui informado de que seu processo produtivo era caro e obsoleto, demandando um número inadequado de pessoas e recursos para se extrair o volume de produção necessário. Relataram-me que este problema poderia ser sanado com um investimento em automação de parte do processo (a parte mais crítica), porém não havia capital para esse investimento.


Perguntei então se haviam realizado algum Estudo de Viabilidade Econômica da ideia, para testar se o investimento a ser efetuado era bom ou ruim. Quando o fizemos, descobrimos que a geração mensal de ganhos proporcionada pelo projeto era bastante superior ao simples desembolso mensal do financiamento do equipamento a ser adquirido. Em outras palavras, o retorno do investimento (payback) era “imediato”, pois o empresário não precisaria de desembolso algum para capturar a tal produtividade.


Temos outros exemplos (e são muitos), de empresários que simplesmente saem efetuando investimentos, e se endividando, sem testar a viabilidade de cada projeto. E quando acordam, estão com equipamentos absolutamente modernos e caros, parados, sem demanda.


Fatos assim nos mostram a necessidade (e os ganhos) em se fazer um adequado estudo de viabilidade do investimento objetivado. Lembrem-se, um erro de avaliação, ou a não avaliação, podem custar milhares, ou mesmo milhões de Reais. O custo de se fazer um estudo desses, seja com recursos internos ou através de consultorias especializadas, é ínfimo, considerando os seus benefícios.


Na Resulta Consultoria Empresarial, realizamos Estudos de Viabilidade de Investimentos, valorizando seu capital, há 15 anos. Marque uma visita sem compromisso.



Um abraço para todos.

José Luiz Castilho - Diretor Presidente da Resulta Consultoria Empresarial.