O que é Business Intelligence?
Postado por: José Luiz CastilhoNotícia / Gestão Empresarial

O que é Business Intelligence?

Qual a importância do BI para sua organização?

Business Intelligence tem sido um mistério para muitos. Alguns o consideram como uma ferramenta mítica, no qual vislumbram computadores pensantes, capazes de ensinar gestores sobre os rumos que os negócios seguirão. Alguns administradores já tiveram experiências traumáticas com Business Intelligence e o consideram apenas um modismo de mercado.


Para entendermos melhor o papel do Business Intelligence em uma empresa, precisamos entender um pouco mais a organização contemporânea.



• Uma análise das organizações:


As organizações, assim como os seres humanos, necessitam tomar decisões que definam seus rumos corporativos. Produtos e serviços, estratégias de comercialização, fidelização de clientes, distribuição, cadeia de suprimentos, processos internos, desenvolvimento e investimentos são apenas algumas das áreas que necessitam de constante atenção de seus gestores. Como todo ser humano, as empresas também desejam ser vencedoras, e isso, dependerá do desempenho da organização.


O sucesso de um negócio resulta do estabelecimento e da manutenção de um equilíbrio dinâmico entre três elementos: a estratégia da empresa, sua estrutura organizacional e o mercado em que ela opera. De fato, uma organização cria sua primeira estratégia, durante o seu surgimento, diante de uma oportunidade de negócio. Sua estrutura é elaborada de acordo com a estratégia para atender as necessidades mercadológicas. O ponto é: existe uma forte ligação entre estratégia e estrutura organizacional. Vamos então entender um pouco melhor a estratégia.


O dicionário Houaiss (2001) define estratégia como o “planejamento de uma ação para conseguir um resultado”. Na esfera corporativa, o planejamento de objetivos, ações, medições de acompanhamento (indicadores de desempenho - KPI's - Key Performance Indicator) é conhecido como Planejamento Estratégico.


Pode-se afirmar que grande parte das micro e pequenas empresas que entram em falência nos primeiros dois anos de vida mensuraram incorretamente os indicadores de desempenho, a gestão empresarial foi deficiente e / ou não desenvolveram um planejamento estratégico assertivo. Existem casos que, até mesmo os gestores não fazem a menor ideia dos objetivos de sua organização; o que dizer então sobre indicadores de desempenho, por exemplo.


O desempenho organizacional também pode ser definido mensurando-se o êxito pelo qual a organização conquista ao atender as necessidades das pessoas. As pessoas mencionadas aqui não são somente os consumidores, mas toda a cadeira que a empresa abrange, incluindo seus acionistas, sócios, funcionários, colaboradores, consumidores, sociedade, etc. Para um acionista um bom desempenho envolve a valorização de suas ações e da imagem da empresa, para um sócio pode envolver a sua auto realização e o lucro, para os funcionários pode ser o reconhecimento financeiro e uma carreira sólida, para os consumidores – bons produtos e serviços com excelente qualidade e baixo custo, para a sociedade a preocupação com sustentabilidade e desenvolvimento social. Assim, podemos notar que indicadores de desempenho, não se resumem apenas às métricas financeiras.


Se não soubermos para onde queremos ir, dificilmente iremos a lugar algum. Também, não adianta saber para onde queremos ir, se não soubermos exatamente onde estamos.


Assim, o Planejamento Estratégico é um instrumento essencial para a gestão empresarial. Ele permite identificar que oportunidades serão aproveitadas e quais não (onde queremos ir). O diferencial que a empresa possui para explorar estas oportunidades e como elas serão concretizadas. Assim, o Plano Estratégico pode ser definido como o instrumento de foco da empresa e de definição de sua estrutura.


Uma organização é formada por pessoas, arquitetura (elementos que fazem parte do organograma, forma que a empresa está estruturada para atender o mercado), rotinas (como o trabalho é feito, como as informações são coletadas e transmitidas) e cultura (valores compartilhados pelas pessoas).


Como o ambiente que as empresas estão inseridas está em constante modificação, muitas estratégias que funcionaram bem no passado, podem não funcionar adequadamente hoje. Os indicadores de desempenho podem informar a necessidade de mudança, mas a aplicação de uma estratégia vencedora, pode não funcionar. O indicador pode não ser mais apropriado e a oportunidade passar batida pelo gestor. Assim, nestes casos, haverá a necessidade de uma mudança estratégica e organizacional. É necessária constante mudança na arquitetura organizacional para se atender às mudanças de estratégia e ambiente. Esses fatores são conquistados com o Business Intelligence.



• Business Intelligence:


Business Intelligence é um conjunto de tecnologias e ferramentas que oferecem amplo acesso às informações do seu negócio. Empresas atingem maior eficiência operacional, satisfação dos clientes e competitividade empregando esse processo empresarial.


O Business Intelligence ou Inteligência Empresarial tem como principal objetivo à integração dos aplicativos e tecnologias para extrair e analisar os dados corporativos de maneira simples, no formato correto e no tempo certo, para que a empresa possa tomar decisões melhores e mais rápidas, auxiliando os executivos em seus negócios. Esse processo tem como capacidade transformar dados em informação, informação em conhecimento e propiciar a descoberta de novos conhecimentos e oportunidades de negócio.


Em resumo, o Business Intelligence tem o papel de desenvolver análises em dados, que possam apoiar o processo estratégico da organização e que ajudem os gestores a compreender como cada uma das variáveis de sua organização tem contribuído para os resultados. Podemos também incluir dentro do Business Intelligence o conceito de simuladores, pelos quais é possível realizar modificações no cenário e observar seus impactos. Sua aplicação deve ser encarada como uma nova abordagem administrativa e não apenas como uma aplicação tecnológica. Assim, o conhecimento do modelo de negócio e de seus inter-relacionamentos são essenciais para que uma estratégia do Business Intelligence possa ter bons resultados.



Um abraço para todos.

José Luiz Castilho - Diretor Presidente da Resulta Consultoria Empresarial.

Fonte: PicSource. "Desmistificando o Business Intelligence". Texto editado. https://bit.ly/2IJIBuG