ERP. Implantando um novo sistema ou informatizando a bagunça?
Postado por: Hungarian Marketing & Comunicação Notícia / Implantação ERP

ERP. Implantando um novo sistema ou informatizando a bagunça?

Implantação de ERP (Enterprise Resource Planning).

Você está adquirindo um novo sistema ERP (Enterprise Resource Planning) para sua empresa! Ótimo! Daqui a pouco tempo, tudo passará a funcionar de forma integrada. Você terá os relatórios on-line e sua empresa e, certamente, colherá ótimos resultados, frutos das reduções de custo decorrentes da melhoria dos controles e das informações geradas pelo novo sistema. Afinal, quanto tempo se perde hoje com controles duplicados, informações inconsistentes? Agora, tudo vai melhorar, certo? Entre dois a três meses, o sistema novo já estará rodando.


Infelizmente, não é tão simples assim. Há alguns cuidados básicos, que nem todos os empresários e líderes se atentam:


Antes de se falar em compra e implantação de um novo sistema ERP, é necessário rever todos os processos internos (operacionais e de suporte) de sua empresa, garantindo que se implemente as melhores práticas, e não somente aquilo que "sempre foi feito assim".


• É necessário montar um time multifuncional em que todos os profissionais e áreas-chave da empresa estejam envolvidos e engajados. É necessário um ambiente corporativo onde ocorram discussões adequadas e sem nenhum viés. Além disso, tempo é imprescindível para uma avaliação compatível e congruente das soluções e eventuais impasses da implantação.


Qual é o melhor sistema para sua empresa? Aquele que mais se adere às suas necessidades, atuais e futuras, e que tenha um bom nível de atendimento pós-venda. Nem sempre o sistema mais caro ou o da moda é o melhor.


• É necessário que haja uma entidade - pessoa ou consultoria - , neutra e isenta, que gerencie os eventuais conflitos e controle um cronograma realista para que não se perca o foco e a qualidade. A esta entidade, damos o nome de PMO (Project Management Officer) ou, como alguns de nós também chamamos, Consultoria de Implantação.


• É recomendável que este PMO não seja executado pela mesma empresa que comercializa o software, pois assim evita-se qualquer conflito de interesses. Simples assim.


• É necessário que se considere todos os pontos acima, para que tenhamos um projeto de implantação bem planejado e aderente. Desta forma, sua empresa evoluirá e transformará sua cultura. E, claro, a consciência de que não se faz tudo isso, com qualidade, entre dois e três meses.


A Resulta Consultoria Empresarial implementa Softwares ERP criando novas culturas empresariais com qualidade, há 15 anos.



Um abraço para todos.

José Luiz Castilho - Resulta Consultoria Empresarial.